segunda-feira, 11 de junho de 2007

GRUPO DE GAITAS APRADINHA SONS DO MUNDO

Com o objectivo de preencher uma lacuna no seio da Equipa Espiral e inserido no recente projecto denominado 'Espiral de Culturas', esta associação criou um novo grupo de percussão- Sons do Mundo- perfeitamente inserido na orgânica da instituição e com o intuito de criar um espectáculo de palco. Actualmente com 10 elementos e com o propósito esta nova vertente surge da necessidade de ser criado na associação um 'espectáculo' que permita expandir e explorar de forma sustentada e progressiva as potencialidades existentes ao nível da percussão junto dos jovens associados. Com ensaios semanais e com uma média de idades a rondar os 18 anos, é pretensão da Equipa Espiral efectuar uma integração gradual dos diferentes associados existentes noutros departamentos da associação. Como vem sendo hábito nas iniciativas desenvolvidas por esta colectividade, este é mais um grupo onde vai ser possível desenvolver social, cultural e humanamente todos os jovens que nele participam, além de ser um projecto bastante arrojado tendo em conta as valências actualmente existentes na actual sede da Equipa Espiral.
Na sua primeira actuação pública os Sons do Mundo vão tocar acompanhados do Grupo de Gaitas da Espiral que lhe concederá, pela ampla experiência que detêm, o apoio necessário aos primeiros passos dum projecto recém-criado.
Numa junção bem conseguida estes dois grupos fundem-se numa música agradável e diferente que concerteza vai desde logo deleitar os amantes da música. Sons do Mundo é muito mais que um desígnio musical, é um projecto que envolve conhecimentos alargados de diversas culturas, formas de compor música, maneiras de expressar o prazer de tocar e resulta num bom espectáculo multifacetado. Dissuadindo o velho costume desta associação de se manter firme nas tradições portuguesas, este projecto é essencialmente inovador por se compor de trechos de várias culturas e de instrumentos de diferentes origens talvez dos quatro cantos do mundo - que se encontram para fazer música renovada.
Fica a promessa de num futuro próximo os Sons do Mundo apresentarem a solo um espectáculo de repertório integralmente original numa encenação também ela singular.
Entretanto, venha conhecer este grupo dia 16 de Junho, a partir das 21.30, na Avenida Central.

Nenhum comentário: